escritório l2 arquitetura | juiz de fora | mg

L2 ARQUITETURA + JORNAL DIÁRIO REGIONAL

Agora vocês poderão conferir as matérias que escrevemos todo mês para a Coluna de ARQUITETURA do Jornal Diário Regional, que circula em Juiz de Fora e região.

Confiram esta matéria publicada mês passado:


Dicas de Louças e Metais

A evolução das louças e metais sanitários tem provocado grande inovação na composição de banheiros e lavabos. O design ganha sofisticação e a tecnologia agregada proporciona mais conforto para o usuário, originando peças com princípios sustentáveis, que consomem cada vez menos água.
Hoje, surgiram mais opções de matérias-primas. Além da tradicional louça cerâmica branca, existem os materiais de base sintética para a produção de cubas, vasos e bancadas, que adicionam aos itens dos banheiros maior durabilidade e higiene.
Diante de tantas variedades, é importante escolher o produto mais adequado para cada situação de uso. Na hora de selecionar os metais sanitários, é preciso levar em consideração alguns aspectos além da estética, tais como:se o acionamento é funcional e se o modelo desejado se adapta ao tipo de cuba a ser escolhida.
A vida útil de torneiras, misturadores, duchas e acessórios depende, em grande parte, da qualidade do acabamento superficial aplicado à peça. Nesse sentido, um avanço foi o desenvolvimento do acabamento cromado que utiliza duas camadas de níquel e, atualmente, é oferecido pelos principais fabricantes. Essa proteção extra amplia a resistência à corrosão e ao desgaste da superfície do metal, prolongando a beleza do produto.
Em relação às cubas, as embutidas em bancadas ainda são as mais utilizadas. No entanto o uso dos modelos de sobrepor, apoio e semi-encaixe vêm crescendo, especialmente em lavabos por garantir charme e personalidade ao local.
As bacias sanitárias também devem inspirar cuidado na hora da escolha. Avalie o espaço disponível para a instalação e depois parta para a escolha do modelo: com caixa de água acoplada ou com válvula hidráulica. Geralmente os vasos com caixa acoplada consomem menos água e têm manutenção facilitada em comparação aos aparelhos sem caixa. Porém, são mais volumosos.Para reduzir os impactos ambientais, uma alternativa válida tanto para bacias de caixa acoplada quanto para válvulas é o sistema de duplo acionamento de descarga com opção para três ou seis litros de vazão. Esse recurso, que possibilita a utilização de acordo com a necessidade de cada uso (dejetos líquidos ou sólidos), proporciona uma economia de até 60% no consumo de água.
Já para quem quer ousar no design e gastar um pouco mais, não faltam possibilidades!  Já existem peças coloridas, como as cubas de resina ou de vidro, e louças e metais com acabamento fosco que trazem muito estilo aos banheiros! Outra opção é investir em vasos e bidês com sensores inteligentes que oferecem diversas opções de higienização (com água quente e fria), bem como regulam o aquecimento do assento, por exemplo. E tudo isso sendo acionado por um pequeno display ou controle remoto. As duchas e chuveiros,com formatos maiores e cada vez mais arrojados,podem ser equipados com LEDS coloridos com objetivo de inserir a cromoterapia ao banho.

Enfim, a indústria desse segmento vem trazendo novos avanços que nos motiva a rever nossas escolhas e a valorizar o conceito dos banheiros. Nesse sentido, as palavras de ordem são: sustentabilidade, automação e conforto para o usuário. 

Nenhum comentário: