escritório l2 arquitetura | juiz de fora | mg

MOBILIÁRIO INTELIGENTE

A valorização do metro quadrado construído tem gerado a procura por apartamentos cada vez menores. Nesse sentido, há também uma mudança no comportamento de pessoas que moram sozinhas e querem ter o seu espaço bem aproveitado para receber amigos e curtir sua liberdade. Para isso, um bom planejamento e nada de excessos são necessários para mobiliar na medida certa.
 
Nesse sentido, empresas de design de mobiliário como a italiana Clei desenvolvem móveis inteligentes, multifuncionais, com formatos atuais que ocupam pouco espaço. A idéia basicamente é trabalhar módulos compactos que possam ser dispostos em qualquer espaço, sejam encostados em paredes existentes ou soltos, servindo até como divisória entre ambientes.



Assim, há móveis como o módulo de home-office que se transforma em quarto: durante o dia, o que se vê é uma mesa de escritório. À noite, basta subi-la e desarticular a cama, que fica na parte de baixo do móvel. Outra opção é a cama retrátil que serve como mesa de jantar: você utiliza a base do móvel como mesa, regulando sua altura e coloca as cadeiras ao seu redor. Na hora de dormir, é só puxar a cama, que fica dentro de um armário.  Esse módulo ainda possui duas portas que podem guardar tanto roupas como utensílios domésticos. 






No caso de studios (apartamentos sem nenhuma divisão), há módulos com a opção de cama, sofá e bancada de trabalho. Ao recolher a cama levantando-a para cima, você libera espaço para o sofá. Na  lateral, basta baixar o painel e você já terá sua bancada de trabalho. Ao recolher o tampo da mesa, não é necessário guardar nenhum objeto colocado sobre ele, pois isso não interfere no seu fechamento. 










Outra opção é o sofá de quatro lugares que, na hora de dormir, transforma-se num beliche  com escada acoplada. Em todos os casos as peças são leves e o manuseio é fácil, permitindo que qualquer um faça tais transformações sem esforço algum.



Designers de interiores e arquitetos, em parceria com uma boa marcenaria, também podem idealizar móveis semelhantes e muito práticos para seu dia-a-dia. O investimento vale na medida em que você consegue satisfazer suas necessidades com organização e conforto. Por isso, um bom planejamento pode fazer toda a diferença!

Texto escrito pelo L2 Arquitetura publicado em 16/06/2013 no caderno de Arquitetura do jornal Diário Regional.

Nenhum comentário: